A Cachoeira das Sete Quedas é uma das principais atrações turísticas da região. Fica na Estação Ecológica de Bananal (EEB), área de proteção dos últimos remanescentes da Mata Atlântica no Estado de São Paulo.
Para chegar à Estação Ecológica, partimos do centro histórico por uma estrada que margeia o Rio Bananal e passa pela mais antiga capela da cidade, a Capela de São José do Retiro de 1783. No caminho, descortinamos vistas deslumbrantes da Serra da Bocaina.
A Cachoeira das Sete Quedas é um conjunto de sete cachoeiras independentes, no mesmo rio de águas cristalinas. A sexta e a sétima são consideradas as mais bonitas.
Uma pequena trilha, bem preservada e repleta de bromélias, leva à bucólica sétima queda. Com um banco de areia, a cachoeira convida crianças a brincar. Já o gramado à margem do poço é ideal para se deitar e contemplar a bela queda d’água.
Uma segunda pequena trilha leva à sexta queda, onde se pode nadar num poço com grande volume de água e experimentar hidromassagem numa banheira natural cavada na pedra pela água.
O roteiro inclui visita ao Caminho do Ariró, ou Caminho do Ouro, de 1714, uma das rotas vicinais da Estrada Real, por onde era escoado o ouro até o Porto do Ariró (hoje, Angra dos Reis-RJ).
Calçado de rochas por mão de obra escrava, esse trecho preservado atravessa um exuberante fragmento de Mata Atlântica, por onde diversas espécies da fauna nativa circulam. É importante nas ações de Educação Ambiental e Pesquisa Científica promovidas pelo EEB.
Nosso trabalho de condução à EEB é de nossa exclusiva responsabilidade. A Trilhas da Bocaina não tem qualquer vínculo com Estado e Fundação Florestal, mas conhece as normas por eles estabelecidas e garante o cumprimento delas.
Nossos roteiros são elaborados com todo cuidado pela sua segurança.
Cuidamos de nossas florestas. Para cada visitante que levamos em nossos passeios, plantamos uma muda de árvore original da Mata Atlântica em locais de difícil acesso que alcançamos usando rapel. O plantio é uma parceria com a Amovale e a One Tree Planted.